A pandemia de COVID-19 mudou a maneira como vivemos e trabalhamos. De forma abrupta e inesperada, diversos trabalhadores encararam o desafio de equilibrar a vida pessoal, relacionamentos amorosos, cuidar das crianças e demandas familiares no geral. Dessa forma, trabalhar de casa torna muito mais difícil se concentrar diante de distrações de ambiente e falta de organização estrutural. De acordo com especialistas, esses fatores contribuem para menor produtividade e motivação, aumento de estresse e diminuição da saúde mental.
Na literatura, o conceito de mindfulness é geralmente descrito como estar atento e prestando atenção a o que está acontecendo no momento presente sem nenhum tipo de julgamento. Como resultado, mindfulness leva a uma maior objetividade em relação às experiências internas e externas, porque o mindfulness permite que o ser se desidentifique de suas emoções e pensamentos, e simplesmente observe essas experiências ao invés.
Mindfulness pode ajudar empregados trabalhando de home office de três maneiras-chave:
- Facilitando o desapego psicológico em relação ao trabalho (id est desconectar do trabalho);
- Melhorando a atenção em tarefas e, dessa forma, aumentando a performance;
- Permitindo empregados a melhor manejar e recuperar de fadiga do uso excessivo de telas de computador.
1. Desconectar do trabalho:
Muitos indivíduos podem achar difícil parar de pensar no trabalho após o fim do expediente. Um dos mecanismos que interferem com a habilidade de psicologicamente se desprender do trabalho é uma “ruminação laboral”. Como o processo de mindfulness ajuda o indivíduo a prestar atenção no momento presente de forma mais objetiva, os níveis dessa mesma ruminação são diminuídos.
Exemplificando, considere que foi encarregado a determinado empregado uma tarefa com um deadline curto. O resultado direto disso é o aumento de estresse e ansiedade, que por consequência afeta sua rotina de sono. Nessa situação, o indivíduo deve trazer a atenção de volta ao momento presente, reconhecendo a realidade da situação sem atribuir julgamentos que provoquem ansiedade.
2. Atenção e performance de tarefas:
Como o ambiente residencial pode introduzir diversas distrações, os empregados podem achar difícil de se concentrar no trabalho designado. O fato do mindfulness envolver prestar atenção a o que acontece no momento presente, foi comprovado que esse método leva à melhoria na auto-regulação de atenção. De acordo com o teórico D. J. Good, mindfulness leva à:
- Melhor ancoragem de atenção ao momento presente (id est estabilidade de atenção);
- Melhor atribuição de atenção durante atividades de alta demanda (id est controle de atenção);
- Um uso mais econômico de recursos cognitivos (id est eficiência de atenção).
Exemplificando, considere que um empregado utiliza as redes sociais enquanto trabalha e acaba por ver uma postagem desconcertante em relação a um familiar. Devido a excitação emocional causada, o desempenho laboral pode ser contingenciado. A prática do mindfulness propicia uma experiência focada justamente na otimização de desempenho de tarefas, diante de uma habilidade de troca rápida de atenções e diminuição de excitações.
3. Fadiga do uso excessivo de telas de computador:
Já que diversas reuniões de trabalho foram alteradas para ambientes online, muitos trabalhadores sofrem desta fadiga 一 um fenômeno que causa uma drenagem diante do excesso de videoconferências. Para alterar esse quadro é essencial que os empregados reconheçam sintomas iniciais e evitem muita exposição à luz. Essa situação de mudança comportamental de forma individual é conhecida por auto-regulação.
Mindfulness facilita a consciência física e emocional, melhor equipando o indivíduo a regular seu comportamento e manejar a exposição às telas de computador. Considere as seguintes abordagens:
- Encarregue-se em um check-in de estágio mindful toda hora;
- Encarregue-se de um exercício de respiração de 3 minutos durante o período de trabalho;
- Encarregue-se de uma meditação mais longa durante o período de almoço.
Exemplificando o conceito de auto-regulação, considere a seguinte situação. O indivíduo que apenas dorme algumas horas por noite sofrerá altas taxas de fadiga. Diante de uma prática mindful o indivíduo conseguiria regular seu sono para conseguir mais horas de sono 一 esse mesmo exemplo pode ser aplicado com a exposição em excesso as telas de computador, no sentido em que o empregado poderia se esforçar para tirar pausas regulares, comunicar-se via outras mídias ou até mesmo utilizar papel e caneta para fazer anotações.
Como gerentes e líderes de equipe podem ajudar nesse processo?
- Comunicar de forma clara com os funcionários quais tarefas são de prioridade máxima e demandam primeira atenção;
- Educar seus empregados em como o mindfulness pode ajudar;
- Encorajar seus empregados a discutir os desafios que enfrentam durante esse período de crise;
- Tenha reuniões interpessoais constantes com seu staff;
- Se possível, evite enviar emails ou comunicados fora do horário de trabalho;
- Faça com que seu staff saiba que buscar ajuda profissional é uma opção;
- Comece as reuniões de equipe encorajando os membros a fazer um rápido check-in mindful consigo mesmos;
- Para evitar a fadiga ao uso constante de telas de computador, opte por utilizar a comunicação via telefone.
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